terça-feira, 21 de novembro de 2023

Comunicação Empresarial Geral - 4º Semestre - Atividade Avaliativa 4

 

Tempo empregado96 minutos 21 segundos
Avaliar10,00 de um máximo de 10,00(100%)

Questão 1

Correto
Atingiu 2,50 de 2,50

Texto da questão

As mudanças no comportamento do consumidor, cada vez mais participativo e interativo, levou as empresas a abrirem canais diretos com a sociedade para envolver o público externo com a empresa e criar uma imagem positiva.

Considerando as estratégias de comunicação com o público externo, avalie as afirmativas a seguir.

I – O Serviço de Atendimento ao Consumidor é um canal de comunicação que permite a interação entre empresa e consumidor e o gerenciamento das críticas, de elogias, dúvidas, solicitações, reclamações, sugestões etc.

II – A comunicação com profissionais da imprensa torna-se essencial para promover a imagem da empresa nas diversas mídias, já que a Assessoria de Imprensa, nas organizações, é uma fonte de informação para a sociedade.

III – Os eventos podem aproximar potenciais clientes da empresa, promovendo encontros com diversos segmentos da sociedade, tais como estudantes, profissionais da área, ou aberto para a comunidade local, para apresentação de produtos.

IV – As vendas diretas ao consumidor são mais eficazes, porque o vendedor cria empatia com os clientes, apresentando o produto, esclarecendo dúvidas, apontando os defeitos dos produtos, ou seja, ele passa a ser um consultor.

É correto apenas o que se afirma em

Questão 1Resposta
a.
III
b.
I, II e III
c.
IV
d.
II, III e IV
e.
I e II

Questão 2

Correto
Atingiu 2,50 de 2,50

Texto da questão

O planejamento de ações sociais pelas empresas mostra que ela tem consciência das consequências de ações que impactam o meio ambiente, as condições gerais de vida dos seres humanos e os aspectos sócioeconômicos da sociedade. As empresas cidadãs, isto é, aquelas que provem ações com responsabilidade social agem de forma correta, ética, com foco na ajuda a comunidades carentes, devolvendo para a sociedade parte de seus lucros obtidos.

Considerando as ações de responsabilidade social, avalie as afirmativas a seguir.

I – A ação afirmativa consiste em dar oportunidades de trabalho ou de estudo a pessoas em desvantagens em relação a outros indivíduos, seja por etnia, seja por condição econômica ou por deficiência física.

II – O tratamento de resíduos é uma ação que visa a preservação do meio ambiente, na medida em que propõe o uso sustentável da água como, por exemplo, o reúso da água para lavagem do chão.

III – As ações que envolvem a comunidade na qual a empresa está inserida são conhecidas como ações comunitárias e dizem respeito à economia de materiais e energia dentro das empresas, a fim de gerar mais lucro.

É correto apenas o que ser afirmativa em

Questão 2Resposta
a.
II
b.
I, II e III
c.
I e II
d.
III
e.
II e III

Questão 3

Correto
Atingiu 2,50 de 2,50

Texto da questão

Toda organização pode passar por crises, que são ameaças à segurança, à reputação da empresa ou à saúde, por isso o gerenciamento de crise deve contar com ações de prevenção, de controle da crise e de retomada de sua credibilidade.

Considerando as estratégias para gerenciamento de crises, avalie as afirmativas a seguir.

I – Na fase de resposta à crise, a comunicação deve apresentar uma resposta inicial para a restauração da imagem.

II – Após a crise, a equipe de comunicação pode ficar tranquila, porque a crise ocorre uma vez nas empresas.

III – Recomenda-se que a resposta inicial seja rápida, exata e consistente, sem contradições com os fatos que geraram a crise.

IV – As crises nem sempre provocam somente resultados negativos, pois quando bem gerenciadas podem fortalecer a imagem da empresa.

É correto apenas o que se afirma em

Questão 3Resposta
a.
IV
b.
II
c.
III e IV
d.
I, III e IV
e.
I, II e III

Questão 4

Correto
Atingiu 2,50 de 2,50

Texto da questão

O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, e tem como objetivo gerar serviços de caráter público. Para Peruzzo, o terceiro setor visa “provocar mudanças que amenizem e, preferencialmente, acabem com as desigualdades e priorizem o desenvolvimento humano”, no caminho para a construção de uma sociedade igualitária.

PERUZZO, Cicília Krohling. Fundamentos teóricos das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional no terceiro setor: perspectiva alternativa. In: Revista Famecos, 20(1), 2013, p. 95. (adaptado)

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – As fundações são instituições que financiam o terceiro setor a partir de doações às entidades beneficentes, e com isso, o setor consegue obter altos lucros financeiros por meio dos processos comunicacionais específicos, como as campanhas de conscientização para eliminar as desigualdades sociais.

PORQUE

II – As organizações do terceiro setor utilizam os mesmos processos da comunicação empresarial para construir uma imagem positiva da organização, porque necessitam de credibilidade para captar doações, já que são instituições sem fins lucrativos e dependem de doações para desenvolver seus projetos sociais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Questão 4Resposta
a.
As asserções I e II são proposições falsas
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa

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