segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Planejamento de Marketing - 4º Semestre - Atividade Avaliativa 4

 

Concluída emMonday, 13 Nov 2023, 00:08
Tempo empregado46 minutos 21 segundos
Avaliar10,00 de um máximo de 10,00(100%)

Questão 1

Correto
Atingiu 2,50 de 2,50

Texto da questão

O Plano de Marketing possibilita estruturar e direcionar a empresa, dando sustentação às suas decisões mercadológicas. Dessa forma, é possível minimizar riscos e contribuir para promoção de ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e seus lucros. Por isso, utilize o Plano de Marketing procurando sempre revisá-lo e adaptá-lo para acompanhar as mudanças do mercado e estabelecer novas ações que contribuirão para  alcançar os objetivos e metas definidos, mantendo o bom desempenho do seu negócio.

Além disso, esse plano tem sido uma das principais ferramentas dos gestores de marketing, ou mesmo de outros departamentos empresariais, devido às constantes mutações no mercado e ao ambiente extremamente competitivo nos dias atuais. Sem dúvida é uma excelente ferramenta para planejamento de um negócio e vital para o sucesso empresarial.

Na figura abaixo é possível visualizar as três etapas para a realização de um Plano de Marketing.

 

Disponível em: http://consultoriaadistancia.com.br/blog/como-elaborar-um-plano-de-marketing/ Acesso em: 22 jun. 2023.

 

No item “Definição do público-alvo” o gestor deve

 

Questão 1Resposta
a.

levantar dados para comparar com a ação dos concorrentes

b.

apresentar as principais características do negócio

c.

indicar quais foram os fatores chave para o crescimento da empresa em períodos anteriores

d.

responder à questão: como está a imagem da marca?

e.

identificar um segmento particular ou segmentos da população que deseja servir

Questão 2

Correto
Atingiu 2,50 de 2,50

Texto da questão

Disponível em: https://www.twdesign.com.br/blog/evolucao-de-embalagens-leite-moca/ Acesso em: 22 jun. 2023.

 

Na construção do plano de Marketing, é importante destacar a análise tática no qual os componentes do composto de marketing são repensados a fim de obter vantagem competitiva.

Na figura acima tem-se um exemplo de

 

Questão 2Resposta
a.

decisão de produto que não sofreu nenhuma modificação ao longo dos anos

b.

decisão de segmentação de mercado no qual a marca se destaca pela liderança

c.

plano de propaganda onde se ressalta a existência da marca desde o ano de 1921

d.

plano tático de melhoria do produto no qual se destaca a evolução do rótulo

e.

plano operacional de melhoria de serviço no qual se destaca a evolução da marca

Questão 3

Correto
Atingiu 2,50 de 2,50

Texto da questão

O Marketing Operacional é uma das etapas mais importantes de qualquer estratégia no setor. Afinal, é o momento em que as ações traçadas e planejadas são colocadas em prática, a fase em que é possível saber se, de fato, os objetivos e metas estipulados inicialmente vão ser alcançados ou não.

No caso do Marketing Operacional, ele é muitas vezes colocado como contraponto do Marketing Estratégico, afinal, os seus objetivos são diferentes. Porém, na verdade, as duas estratégias se complementam.

O Marketing Operacional é, portanto, a execução do planejamento definido anteriormente. Ou seja, é a etapa em que tudo aquilo que estava no papel é colocado em prática.

Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-operacional/ Acesso em: 23 jun. 2023.

Considerando o plano de ação dentro do Marketing Operacional, avalie as afirmações a seguir.

I – O envolvimento de todos na empresa e não somente do departamento de marketing é crucial para o sucesso do plano de ação.

II – A improvisação é marca da administração brasileira, por isso, por vezes, o plano de ação pode ser desconhecido de alguns dos envolvidos.

III – O plano de ação é um cronograma detalhado de ações que devem ser implementadas.

IV – As ações de avaliação e controle do plano de ação podem e devem ser realizadas antes, durante e após a execução.

É correto apenas o que se afirma em

Questão 3Resposta
a.
I e II
b.
II, III e IV
c.
II e IV
d.
I, III e IV
e.
I, II e III

Questão 4

Correto
Atingiu 2,50 de 2,50

Texto da questão

Texto 1

A ausência de Pesquisas de Mercado e busca por dados sobre o mercado de atuação podem comprometer o negócio, muitas empresas já nascem fadadas a fecharem em poucos meses, devido à falta de entendimento real da viabilidade do empreendimento em determinadas condições.

As estratégias de marketing devem ser pautadas em dados, sejam dados demográficos sobre o público-alvo, o seu comportamento, medos, preferências e demais temas nos quais podem ser pesquisados como até mesmo sobre a localização do negócio ou estratégias de comunicação para que a mensagem seja comunicada de forma efetiva e econômica para o seu destino.

Muitos itens cruciais que devem ser bem pensados e estruturados em um bom planejamento são ignorados por gestores  de marketing, poucas são as empresas que de  fato trabalham em cima de fatores como: análise de cenário e público-alvo, objetivos a longo prazo, metas periódicas, prazos, cronogramas de ações, estratégias de comunicação com base nos seus perfis de consumidor.

É altamente crucial que o gestor saiba acompanhar por meio de indicadores se as expectativas estão sendo correspondidas e se está havendo retorno pelo tempo e dinheiro investido.

Além disso, a comunicação é muito importante e é uma peça fundamental para qualquer estratégia de marketing.

O planejamento para que a mensagem chegue ao receptor e seja percebida da melhor maneira e gere valor em cima do produto ou serviço por parte de seu público-alvo é crucial.

Disponível em: https://www.jrsconsultoria.com.br/2017/07/estrategia-de-marketing-4-erros-comuns/ Acesso em: 23 jun. 2023.

 

Texto 2

A Gestão de Marketing é uma das tarefas empresariais mais difíceis. Para desempenhar papel fundamental no sucesso das empresas, os profissionais responsáveis pela gestão precisam resolver inúmeros desafios e tomadas de decisões diariamente.

Uma das grandes dificuldades dos gestores de Marketing está relacionada a gestão de pessoas. Mais do que propriamente encontrar profissionais capacitados para realizar as funções, destacamos aqui dificuldade dos gestores em visualizar essas competências nos colaboradores.

Gestor sobrecarregado é sinônimo quase que certo de área de Marketing com processos lentos e ineficientes. Além de falta de tempo, uma das causas da lentidão é a dependência de processos manuais para o controle de ações de Marketing. Planilhas desatualizadas e dezenas de e-mails na caixa de entrada são sintomas de que algo precisa mudar.

Ao traçar metas conjuntas entre as equipes de Marketing e Vendas é possível melhorar o relacionamento entre as áreas e também motivá-los a trabalharem em conjunto.

Mensurar resultados é parte determinante para comprovar a eficiência e a importância das ações de Marketing. Para isso, é importante tem controle e memória das ações, para ao final do ano justificar os investimentos e conseguir aprovações com a Diretoria.

Disponível em: https://trend2b.com/pt-BR/blog/7-maiores-problemas-com-gestao-de-marketing Acesso em: 23 jun. 2023.

 

Com base nos Textos 1 e 2, avalie as afirmações a seguir.

I – Para verificar se os planos de marketing foram eficientes é necessário mensurar os resultados, segundo o texto 2.

II – Segundo o texto 1, para iniciar um bom planejamento de marketing é necessário buscar dados sobretudo do público-alvo.

III – Para verificar se os planos de marketing atingiram as expectativas é necessário acompanhar os resultados por meio de indicadores, segundo o texto 1.

IV – Processos lentos e ineficientes na área de marketing são provocados por gestor sobrecarregado, segundo o texto 1.

V – O texto 2 destaca a importância da comunicação na estratégia de marketing.

 

É correto apenas o que se afirma em

Questão 4Resposta
a.

I, II e III

b.

I, III e IV

c.

II, III e V

d.

II, III e IV

e.

III, IV e V

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